Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

"Sonhos e Linhas"

"Sonhos e Linhas"

Sex | 24.11.06

Está a chegar!!

Isabel Amaro





Apesar do temporal, cá estou eu mais uma vez.

E porque estamos perto do Natal, vou deixar-vos a receita do meu Bolo Rei e um dos meus trabalhos em ponto cruz.

BOLO REI
Tempo de preparação:
7 h. Grau de dificuldade: Difícil
Ingredientes (para 6 pessoas):
150g açúcar, 750g farinha, 30g fermento de padeiro, 175g frutas cristalizadas, 250g frutos secos, raspas de laranja q.b., raspas limão q.b., 150g margarina, 1 colher de sobremesa sal, 4 ovos, 1 dl. vinho do Porto
Preparação:
Depois de retirarem as sementes que possam haver, piquem as frutas e deixem-nas a marinar com o vinho do Porto (deixem algumas inteiras para enfeitar). Dissolvam o fermento de padeiro em 1 decilitro de água morna, juntem a 1 chávena de farinha e deixem a levedar em lugar não muito frio durante 15m (de preferência junto à lareira). Entretanto, batam a margarina, o açúcar, e as raspas de limão e laranja, juntem os ovos (batendo um a um), e o fermento. Quando tudo estiver bem ligado adicionem o resto da farinha e o sal. Amassem até que a massa fique elástica e macia e juntem as frutas, misturando muito bem. Moldem a massa numa bola, polvilhem com farinha e tapem a massa com um pano, deixando levedar durante 5 horas. Depois da massa ter duplicado de volume, coloquem-na sobre um tabuleiro e façam-lhe um buraco no meio. Pincelam o bolo com gema de ovo, enfeitam com frutas cristalizadas inteiras, torrões de açúcar, pinhões, nozes, etc., e levam a cozer em forno bem quente. Depois de cozido pincelam o bolo-rei com geleia diluída num pouco de água quente.
Bom apetite.

Espero que gostem, este Bolo Rei e as Filhoses de Abrantes (que será a próxima receita), fazem sucesso na minha mesa de Natal.

Beijos

1 comentário

Comentar post